Estágios Supervisionados


 

 

Estágio / Vivência Profissional

 

Conforme a Lei Federal 11.788/08; “O estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.”

“Ainda conforme a lei o estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando.”

“O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.”

Dessa forma, a Escola SENAI Fundação Zerrenner, em consonância com as normas e regulamentos do SENAI-SP e legislação vigente, disponibiliza aos seus alunos, o programa de estágio chamado de Vivência Profissional.

Importante salientar que o estágio para alunos dos cursos técnicos das Escolas SENAI-SP não é obrigatório.

O Vivência Profissional possui este nome porque o programa tem como objetivo proporcionar ao aluno, a prática das competências adquiridas no ambiente escolar, em empresas e ainda gera a oportunidade do início da carreira profissional.

O Vivência Profissional também contribui com as empresas na contratação de novos colaboradores com formação técnica, pois após o período do estágio, os alunos poderão ser contratados como funcionários.

No Vivência Profissional o aluno do curso técnico da Escola SENAI Fundação Zerrenner poderá realizar até 1.500 horas de estágio em empresas, concomitante com o curso técnico que está realizando ou mesmo após sua conclusão.

Dessa forma, fica muito mais fácil para o aluno conseguir um estágio e iniciar sua carreira profissional no mercado de trabalho.

O SENAI-SP recebe vagas de estagiários de empresas e de entidades ao longo de todo o ano letivo. As vagas são divulgadas para os alunos nos quadros de aviso, na própria escola.

O SENAI-SP não realiza nenhum tipo de cobrança, nem da empresa e nem do estagiário, pois o estágio é um ato educativo escolar, conforme consta na Lei 11.788/08.

Mas lembre-se, o aluno também pode e deve procurar por vagas de estágio nas empresas, com conhecidos que trabalham, em sites específicos na internet e em instituições que atuam diretamente na indicação de estagiários para empresas.

De qualquer forma, o SENAI-SP já possui modelo de Termo de Compromisso de Estágio que para ser utilizado e assinado entre o estagiário ou seu responsável legal, a empresa contratante e o SENAI-SP.

A Escola realiza reuniões constantes com seus alunos a fim de orientá-los.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm

 

Exportar Calendário


Você pode exportar os eventos da escola para o Apple iCal, Microsoft Outlook ou Google Calendar.

Fechar